top of page

CATEGORIAS DE BASE :

 

Sub-11 e Sub-13

São nas categorias Mirim (Sub-11) e Pré-infantil (Sub-13) que os atletas iniciam os processo de formação, realizam a interação com o futebol e se preparam para a categoria infantil, em que se inicia de maneira prática a preparação da carreira de um jogador.


Algumas regras para estas categorias são diferentes das habituais. O tempo de jogo, por exemplo, é reduzido; no Mirim são 25 minutos cada tempo e na metade de cada etapa ainda existe um intervalo técnico. Já no Pré-Infantil, são 30 minutos em cada tempo e intervalo aos 15. São permitidas até nove substituições e quando um atleta é expulso um reserva pode entrar na equipe. Cartões amarelos são válidos apenas para a partida e os atletas não sofrem julgamento, com o risco de cumprir suspensão no jogo seguinte.


Sub-15

A categoria infantil (Sub-15) é uma das mais importantes dentro do processo de formação de um atleta. É nesse período que os garotos iniciam toda a aprendizagem e preparação para a carreira em si.

Com várias competições nacionais é na categoria infantil que os atletas passam a viver o dia a dia de um jogador de futebol. Os treinamentos acontecem todos os dias e a duração do jogo é de dois tempos de 35 minutos.
 

Sub-17


A categoria juvenil (Sub-17) é fundamental no processo de formação do atleta, pois é nela que acontece o período de correção e preparação profissional. É também no Sub-17 que se inicia o processo de definição do jogador, se ele vai ou não atuar em uma equipe profissional. 

O nível de desempenho exigido dos atletas da categoria juvenil é similar ao do júnior, os treinamentos acontecem diariamente visando o aprimoramento da parte técnica e tática de cada jogador e as partidas são compostas por dois tempos de 40 minutos.
 

 

Categoria Sub-18 

A categoria Sub-18 é destinada para os atletas que vivenciam o primeiro ano da categoria júnior e estão no chamado processo de transição entre o Sub-17 e Sub-20.

 

Apesar de estar dentro da categoria júnior, o Sub-18 é extremamente importante porque é nessa faixa de idade que os atletas iniciam o processo de aprimoramento e adaptação ao profissional.

 

Os treinamentos acontecem diariamente, em grande parte de maneira integrada como restante do grupo Sub-20, na maioria das vezes os trabalhos das categorias Sub-18 e Sub-20 acontecem no mesmo local e em paralelo ao profissional, com o objetivo de que haja uma interação ainda maior entre atletas e comissões técnicas.

 

Os jogadores da categoria Sub-17 também integram Sub-18, no entanto, a prioridade é sempre proferida aos campeonatos da categoria juvenil.

 

Sub-20

A categoria Sub-20 conta com atletas entre 18 e 20 anos, em sua maioria jogadores rumando à categoria Profissional, a apenas um passo do sonho de se tornar um jogador de futebol. 

É exatamente nessa categoria, que os atletas concluem o processo de formação e iniciam a transição para o futebol profissional. Os treinos acontecem diariamente, no Centro de Treinamento, em horários similares ao da equipe principal da A.D.A.F.
O clube entende que as competições de alto nível são partes fundamentais do processo de formação de atletas, por isso os títulos são importantes.

 

PROFISSIONALIZAÇÃO

 

 

Um dos maiores patrimônios de um grande clube de futebol são os talentos das categorias de base. Pensando nisso, desde 2011, A A.D.A.F realiza o fortalecimento na formação de jovens atletas.

Atualmente o clube trabalha de uma maneira em que todas as categorias são integradas. Os resultados não demoraram a aparecer. Já nas primeiras competições de 2013 os resultados mantiveram-se positivos. 

E a A.D.A.F ainda quer muito mais. Almeja alçar degraus mais altos e chegar cada vez mais longe com a sua gestão administrativa, seja nas categorias de base, seja no futebol profissional.
 

© 2015 by ADAF created with Wix.com

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
bottom of page